Erisipela - Dra. Suellen Bonadiman

Doenças

Erisipela

Linfangite é uma inflamação dos ductos linfáticos que pode ter origem infecciosa ou não. Bactérias, micobactérias, fungos, vírus e parasitas podem causá-la. Geralmente se desenvolve após inoculação cutânea de microorganismos nos vasos linfáticos, através de ferida na pele ou como complicacão de outra infecção distal, como micose (frieira) entre os dedos dos pés. Na linfangite aguda surgem estrias avermelhadas dolorosas na perna que se estendem para cima, muitas vezes até a virilha, onde podem ser percebidos gânglios linfáticos inflamados (ínguas). Geralmente é acompanhada de febre.

Imagem Erisipela

A Erisipela é uma infecção cutânea superficial, usualmente restrita à derme, mas com envolvimento linfático (linfangite ascendente). O membro acometido fica edemaciado (inchado), com uma região de coloração salmão-avermelhada, nitidamente separada da pele sadia por uma linha de demarcação. Podem surgir bolhas com conteúdo líquido. Costuma cursar com mal estar geral, febre e calafrios.

Para que a bactéria penetre, é necessária a quebra da barreira de proteção da pele. São exemplos de porta de entrada para germes: incisões cirúrgicas, feridas, rachaduras, doenças da pele como psoríase e micoses, principalmente as micoses localizadas entre os dedos dos pés.

Esta doença também pode acometer as extremidades e a face, mas o local mais comum de instalação é nos membros inferiores. O diagnóstico é clínico e o tratamento deve ser feito precocemente com antibióticos e repouso com membros elevados. Em alguns casos avançados, podem ser necessários desbridamentos cirúrgicos. É importante tratar as lesões na pele que permitiram a entrada da bactéria (ex: micoses), inclusive para prevenir a recorrência da doença. Cada vez que o paciente desenvolve erisipela muitos vasos linfáticos são agredidos e destruídos, promovendo inchaço progressivamente maior do membro (linfedema).